miércoles, 27 de noviembre de 2013

TREMENDO ACCIDENTE DE TRABAJO en BRASIL. OPCION AXIOLOGICA: PREVENCION DE RIESGOS DE TRABAJO CEDE ANTE LA URGENCIA DE LAS OBRAS

TREMENDO ACCIDENTE DE TRABAJO EN EL ESTADIO DE CORINTHIANS. IMPORTA MAS LA OBRA QUE LA VIDA DE LOS TRABAJADORES.

Ney, não é por falta de legislação protetora e que dê a prevalência à incolumidade física e mental do trabalhador, obrigando o empregador a investir em prevenção, eliminando os riscos do seu meio ambiente laboral. Mas o que prevalece é o mero interesse aos objetivos perseguidos pelo capital, a maior produtividade e lucratividade. Enquanto não conseguirmos, na unidade, na solidariedade, fazer cumprir os direitos e princípios fundantes da Carta Social vigente, enquanto a fiscalização prévia inexistir, enquanto se continuar aplicando o "ato inseguro", transferindo os riscos ao trabalhador infortunado, enquanto as indenizações de reparação continuarem sendo pífias, não consiguiremos mudança cultural, que torne esse mundo menos desigual e insano.
O Ministério Público do Trabalho tem tido um papel exemplar para mudança cultural com suas eficientíssimas ações civis públicas e seus pedidos de indenização de danos coletivos e em benício da própria sociedade, em especial quando tais valores são dirigidos a entidades que efetivamente retornem em benefícios diretos à população que sofre com a má política de distribuição de rendas no país. Mas acredito no poder da união dos homens de boa índole e de fé, para que juntos contribuamos para a eliminação dos vícios, abusos e discriminações praticadas pelos poderosos que tanto mancham a imagem de nosso país, como campeão mundial em acidentes do trabalho e em adoecimentos ocupacionais.

Luiz Salvador, atual Vice-Presidente da ALAL, Associação Latino Americana de Advogados Laboralistas.


------------------------------- x----------------------------------------x--------------------------------------
Terrível acidente de trabalho há pouco, aqui em São Paulo, na "Arena Corinthians", ceifou tragicamente a vida de dois trabalhadores.

Vejam a notícia abaixo.
 Percebam como a morte de vítimas inocentes ganha contorno secundário... O que importa mesmo é que "a estrutura da arquibancada não foi comprometida" e que "uma peça semelhante havia sido instalada há pouco maus de uma semana no setor sul do estádio, sem problemas" (???)...

Ao final, claro, o que mais importa na publicação na notícia: o incidente não atrapalhará a abertura da Copa!!

Mundo insano.
Ney Maranhão

Construtora identifica vítimas e diz que arquibancada não sofreu abalo

129
Parte da estrutura da Arena Corinthians desabou na manhã desta quarta-feira
Foto: Bruno Santos / Terra
Em nota oficial, a constutora Odebrecht, responsável pela obra da Arena Corinthians, identificou as duas vítimas fatais do acidente ocorrido nesta quarta-feira e deu detalhes de como a tragédia aconteceu. Os funcionários mortos eram Fábio Luiz Pereira, 42 anos, motorista e operador da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador da empresa Conecta.
saiba mais
Segundo as informações da construtora, o acidente se deu pouco antes das 13h. O guindaste que levantava o último módulo da estrutura de cobertura metálica tombou, provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste. A estrutura que caiu danificou parcialmente a fachada em LED do estádio.
Andrés Sanchez fala sobre acidente na Arena CorinthiansClique no link para iniciar o vídeoAndrés Sanchez fala sobre acidente na Arena Corinthians
Já a estrutura da arquibancada não foi comprometida, de acordo com a análise da Odebrecht. A Arena Corinthians vai receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, com presença da Seleção Brasileira, em 12 de junho do ano que vem. A data-limite imposta pela Fifa para a entrega dos estádios é 31 de dezembro.
A construtora também informou que esta era a 38ª vez que esse tipo de procedimento era realizado na obra, e que uma peça semelhante havia sido instalada há pouco mais de uma semana no setor sul do estádio, sem problemas. O Comitê Organizador Local (COL) da Copa afirmou que confia na recuperação da Arena Corinthians para receber a tempo a abertura do Mundial.
Terra

No hay comentarios:

Publicar un comentario